Inspirado no mestre pregador, São João Bosco, diante dos primeiros educadores, imprime respeito pela METODOLOGIA que utilizava com estudantes. Dom Bosco resume o ideal de educação dizendo: “Fiz tudo quanto soube e pude pelos jovens, que são o amor de toda a minha vida”. (Dom Bosco).Essa frase manifesta, assim, uma relação de amor, justiça e paz entre os homens, inserida numa orientação fundamentada na pedagogia do amor.

 

Foi ao conhecer essa pedagogia fundamentada no amor, que a mantenedora e diretora Maria Carmem Colombi, escolheu como patrono desta instituição escolar, DOM BOSCO, o homem que viveu intensamente o evangelho direcionado à juventude. Dessa forma, essa escola propõe-se a formar homens e mulheres capazes de agir no presente e no futuro, aos olhos de Deus e dos homens e, produzir mudanças construtivas no mundo.

 

O Complexo Educacional Dom Bosco firmou sua missão em educar e orientar jovens nos caminhos da fé em Deus; iniciou sua trajetória em 1980, o então chamado “Trenzinho do ABC”, com o empenho e desejo da educadora Maria Carmem Colombi, em contribuir com a educação das crianças de Imperatriz.

 

Nesse período, o colégio contava com 85 alunos matriculados no curso de Educação Infantil, composto então por turmas do maternal e jardim I, II e III, funcionando na Rua Maranhão, centro de Imperatriz-MA. Aos poucos, a proposta educacional oferecida foi conquistando as famílias Imperatrizenses, o que levou a uma ampliação do colégio. No ano de 1985, a escola passou a trabalhar também com Ensino Fundamental (5ª a 8ª série).

 

A graça de Deus, o apoio dos filhos, o companheiro e a dedicação da educadora Rineide Vieira de Carvalho, constituíram-se a força propulsora de tal crescimento e sucesso. Em 1988, mais uma inovação, a implantação do Ensino Médio. Assim o Dom Bosco chega no ano de 2015, com aproximadamente 1.200 (mil e duzentos) alunos no momento em que os novos tempos exigem novas posturas e novas soluções para problemas que, cada vez mais, envolvem criatividade, inovação e motivação. Enquanto instituição escolar, é consciente da sua missão de formador de vidas, e por isso sonha e deseja lutar por uma escola cidadã que seja capaz de construir uma sociedade melhor nesse novo milênio.

Missão, visão e princípio

   Missão 

Seriedade e competência na formação de cidadãos críticos e autocríticos, solidários e empreendedores com princípios cristãos.

 

 Visão

Ensinar e aprender humanidades mediante a articulação do direito à aprendizagem, do desenvolvimento humano e a organização do trabalho escolar.

 

  Valores e Princípios

O Complexo Educacional Dom Bosco estabelece e busca a seguinte escala de valores:

– Respeito

– Responsabilidade

– Criatividade

– Fraternidade

– Bem comum

– Espiritualidade

Filosofia e declaração de princípios

Buscamos promover como base para o trabalho pedagógico:

    • Esforçar de forma responsável pela construção de um sistema de vida escolar em que a interação e a participação democrática aconteçam através da paciência, da integridade, do respeito e da responsabilidade de uns para com os outros;
    • Proporcionar aos alunos momentos reais de aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de suas habilidades e competências;
    • Dever por meio da ação educacional e espiritual, valorizar Deus, a ética, a formação de atitudes e valores como: Liberdade com responsabilidade e justiça. 
    • Ser responsável pela formação pessoal e profissional dos nossos alunos, auxiliando-os a descobrir a sua vocação através de uma consciência crítica;
    • Estar comprometido com um ensino que dê ao aluno apoio, orientação e embasamento necessário para o ingresso em um curso superior.

SÃO AINDA OBJETIVOS DA PROPOSTA EDUCACIONAL DO COLÉGIO DOM BOSCO:

  • Proporcionar sistemas de ensino e de aprendizagem voltados para elevados níveis de qualidade, visando dar resposta aos múltiplos desafios da sociedade, numa perspectiva de enriquecimento contínuo dos saberes e de exercício da cidadania adequada às exigências da realidade atua ;
  • Ministrar ensino que forneça ao aluno embasamento necessário para ingressar em um curso superior; 
  • Desenvolver o respeito à diversidade étnica, física, de gênero e de orientação sexual, de credo, de ideologia e de condição socioeconômica.

Proposta educacional

 

O currículo do Colégio Dom Bosco está focado no desenvolvimento de habilidades que conduzem à formação de competências básicas para cada fase. A partir do Ensino Fundamental, a seleção e a organização das habilidades partem de conceitos essenciais que, articulados, correspondem ao quadro de ênfase de cada disciplina.

Dessa forma, é compromisso de todos os professores disponibilizarem situações reais que possibilitem aos alunos o desenvolvimento das seguintes dimensões que caracterizam sua formação integral.

AFETIVIDADE

 

Compreendida como a manifestação dos sentimentos humanos fundamentais à interação entre indivíduos. É o desenvolvimento de níveis emocionais geradores de uma sensibilidade que se expressa sob a forma de atitudes espontâneas e equilibradas;

 

CRIATIVIDADE

 

Concebida como o desenvolvimento de inclinações intelectuais que permitem cultivar e elevar a capacidade para a descoberta e para a criação. Representa o domínio de recursos e de disposições dirigidas a buscas constantes para o novo. Corresponde ao “saber inovar”: espírito de busca e imaginação;

 

SENTIDO ÉTICO

 

É a possibilidade de envolver a sensibilidade e a ação do indivíduo em relação aos outros, com o compromisso do desenvolvimento coletivo. O sentido ético relaciona-se à moral e aos aspectos da conduta humana, e corresponde à sensibilidade social.

 

RACIONALIDADE 

 

Entendida como a compreensão de significados, de processos e de objetivos à luz da razão e da lógica. Isso requer flexibilidade e abertura para interpretar cada conquista, por meio de novas perguntas cujas respostas se diversificam em novos desafios de investigação. A racionalidade corresponde ao “saber reflexivo”: cultura baseada na razão e na lógica;

 

CRITICIDADE

 

Concebida como a racionalidade e a efetividade, representa um compromisso de questionamento e valorização. É a capacidade de analisar, refletir, interrogar e avaliar para transformar a realidade. A criticidade corresponde ao “saber por quê”;

 

EFETIVIDADE

 

Compreendida como a capacidade de administrar habilidades, destrezas e informações, em sintonia com as áreas do fazer humano, alcançando os resultados desejados, dentro de um determinado período de tempo. A efetividade corresponde ao “saber fazer”: capacidade para a prática;

 

AFETIVIDADE

 

Compreendida como a manifestação dos sentimentos humanos fundamentais à interação entre indivíduos. É o desenvolvimento de níveis emocionais geradores de uma sensibilidade que se expressa sob a forma de atitudes espontâneas e equilibradas;

 

RACIONALIDADE 

 

Entendida como a compreensão de significados, de processos e de objetivos à luz da razão e da lógica. Isso requer flexibilidade e abertura para interpretar cada conquista, por meio de novas perguntas cujas respostas se diversificam em novos desafios de investigação. A racionalidade corresponde ao “saber reflexivo”: cultura baseada na razão e na lógica;

 

SENTIDO ÉTICO

 

É a possibilidade de envolver a sensibilidade e a ação do indivíduo em relação aos outros, com o compromisso do desenvolvimento coletivo. O sentido ético relaciona-se à moral e aos aspectos da conduta humana, e corresponde à sensibilidade social.

 

CRIATIVIDADE

 

Concebida como o desenvolvimento de inclinações intelectuais que permitem cultivar e elevar a capacidade para a descoberta e para a criação. Representa o domínio de recursos e de disposições dirigidas a buscas constantes para o novo. Corresponde ao “saber inovar”: espírito de busca e imaginação;

 

EFETIVIDADE

 

Compreendida como a capacidade de administrar habilidades, destrezas e informações, em sintonia com as áreas do fazer humano, alcançando os resultados desejados, dentro de um determinado período de tempo. A efetividade corresponde ao “saber fazer”: capacidade para a prática;

 

CRITICIDADE

 

Concebida como a racionalidade e a efetividade, representa um compromisso de questionamento e valorização. É a capacidade de analisar, refletir, interrogar e avaliar para transformar a realidade. A criticidade corresponde ao “saber por quê”;

 

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