EDUCAÇÃO INFANTIL

No  Dom Bosco, a Educação Infantil  contempla todos os campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas; e Corpo, gestos e movimentos. Contempla também os componentes curriculares de Educação Religiosa, Arte, Dança, Iniciação Aquática, Psicomotricidade, Língua Inglesa e Música.

Desse modo, o Dom Bosco tem como proposta trabalhar de forma integrada os conteúdos, ou seja, promover a articulação entre os campos de experiências em cada série: Maternal I, Maternal II, 1º Período e 2º Período.

ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS

Atentos  à transição entre duas etapas da formação do indivíduo, a infância e a adolescência,  fase intermediária e primordial, onde são construídos e solidificados conhecimentos essenciais, que acompanharão o aluno por toda a vida escolar, por isso, o Dom Bosco, apresenta uma proposta a partir dos fundamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que busca promover o desenvolvimento e o sucesso dos alunos nesse processo de aprendizagem. Todos os conteúdos e as atividades são planejados para formar estudantes críticos e participativos, capazes de prosseguir seus estudos com autonomia e motivação. Tudo  pensado com o intuito de contribuir para o desenvolvimento dos estudantes, fornecendo-lhes as melhores estratégias de estudo nessa fase de suas vidas.

É valorizado  o conhecimento prévio das crianças e proporcionada situações de aprendizado significativas, que despertam nelas o entusiasmo e a vontade de aprender, favorecendo a superação de desafios e a obtenção de conquistas. A construção de conhecimentos é feita de maneira progressiva, contemplando, além dos conteúdos básicos, o Ensino Religioso, Música, Dança, Empreendedorismo, Robótica, Xadrez e Esportes.

ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES FINAIS

Para este nível de ensino, o Dom Bosco visa apresentar a compreensão da aprendizagem como um caminho a ser percorrido pelos alunos. O objetivo é oferecer um ensino contextualizado que:

• valorize os conhecimentos prévios dos alunos e o meio em que vivem;
• incentive o trabalho conjunto dos componentes curriculares na construção do saber comum;
• desenvolva o ensino em espiral – com os conhecimentos sendo ampliados e aprofundados a cada ano;
• promova a formação de um aluno questionador e autônomo, protagonista do seu processo de aprendizagem.

Os Anos Finais do Ensino Fundamental ocorrem em um período da vida em que os alunos vivenciam intensas transformações biológicas, sociais e psicológicas. Nesse momento, a escola representa um importante espaço de formação para eles, com conteúdos de  grande relevância na construção dos saberes das diferentes áreas do conhecimento potencializado por aulas de Iniciação Científica e preparatórias para as Olimpíadas do Conhecimento, Xadrez, Robótica e Esportes.

ENSINO MÉDIO

O  Ensino Médio é  a última etapa da Educação Básica. É nessa fase que os estudantes aprofundam os conhecimentos acumulados no Ensino Fundamental e articulam-nos às novas áreas de interesse, a fim de trilhar caminhos para a realização de seus sonhos.

Com elevado rigor conceitual, o Dom Bosco apresenta conteúdos e temas relevantes para a formação do estudante. Também traz informações recentes que dialogam com o cotidiano do aluno e possibilitam uma aprendizagem significativa e  a formação de uma base sólida para que os alunos prossigam os estudos e obtenham sucesso nos exames vestibulares e no Enem.

Os conteúdos contemplam as habilidades elencadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atendendo à diretriz nacional que define as aprendizagens essenciais às quais os estudantes da Educação Básica têm direito acrescidos dos Itinerários Formativos, aulas preparatórias para as Olimpíadas do Conhecimento e de  Iniciação Científica e Esportes.

Falar no WhatsApp
Fale conosco
Dom Bosco
Olá, fale agora com nossos atendentes pelo WhatsApp