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DESENVOLVIMENTO

SISTEMAS DE ENSINO

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O currículo do Colégio Dom Bosco está focado no desenvolvimento de habilidades que conduzem à formação de competências básicas para cada fase. A partir do Ensino Fundamental, a seleção e a organização das habilidades partem de conceitos essenciais que, articulados, correspondem ao quadro de ênfase de cada disciplina.  

Dessa forma, é compromisso de todos os professores disponibilizarem situações reais que possibilitem aos alunos o desenvolvimento das seguintes dimensões que caracterizam sua formação integral:

 

a) Afetividade – compreendida como a manifestação dos sentimentos humanos fundamentais à interação entre indivíduos. É o desenvolvimento de níveis emocionais geradores de uma sensibilidade que se expressa sob a forma de atitudes espontâneas e equilibradas;

 

b) Criatividade – concebida como o desenvolvimento de inclinações intelectuais que permitem cultivar e elevar a capacidade para a descoberta e para a criação. Representa o domínio de recursos e de disposições dirigidas a buscas constantes para o novo. Corresponde ao “saber inovar”: espírito de busca e imaginação;

 

c) Racionalidade – entendida como a compreensão de significados, de processos e de objetivos à luz da razão e da lógica. Isso requer flexibilidade e abertura para interpretar cada conquista, por meio de novas perguntas cujas respostas se diversificam em novos desafios de investigação. A racionalidade corresponde ao “saber reflexivo”: cultura baseada na razão e na lógica;

 

d) Efetividade – compreendida como a capacidade de administrar habilidades, destrezas e informações, em sintonia com as áreas do fazer humano, alcançando os resultados desejados, dentro de um determinado período de tempo. A efetividade corresponde ao “saber fazer”: capacidade para a prática;

 

e) Criticidade – concebida como a racionalidade e a efetividade, representa um compromisso de questionamento e valorização. É a capacidade de analisar, refletir, interrogar e avaliar para transformar a realidade. A criticidade corresponde ao “saber por quê”;

 

f) Sentido ético – é a possibilidade de envolver a sensibilidade e a ação do indivíduo em relação aos outros, com o compromisso do desenvolvimento coletivo. O sentido ético relaciona-se à moral e aos aspectos da conduta humana, e corresponde à sensibilidade social.

 

São ainda objetivos da proposta educacional do Colégio Dom Bosco:

 

Proporcionar sistemas de ensino e de aprendizagem voltados para elevados níveis de qualidade, visando dar resposta aos múltiplos desafios da sociedade, numa perspectiva de enriquecimento contínuo dos saberes e de exercício da cidadania adequada às exigências da realidade atual;

 

Ministrar ensino que forneça ao aluno embasamento necessário para ingressar em curso superior;

 

Desenvolver o respeito à diversidade étnica, física, de gênero e de orientação sexual, de credo, de ideologia e de condição socioeconômica.

 
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